O que é um serviço de gestão de Alojamento Local?
Um serviço de gestão é fornecido por empresas de gestão de alojamento local em nome dos proprietários de imóveis, e que presta serviços dentro da atividade como: check-in e check-out, coordenação do serviço de limpeza, criação de anúncios, gestão de reembolsos, comunicação com os hóspedes, fornecimento de Welcome Kit, etc.
Na maioria das vezes, não arrendamos apenas através do Airbnb ou Booking, mas também através de uma variedade de plataformas que surgiram nos últimos anos. E, ainda que no passado o nosso negócio fosse menos dependente da Internet, ele já existia muito antes do Airbnb.
Porquê utilizar um serviço de gestão de Alojamento Local?
Os nossos potenciais clientes geralmente procuram-nos porque desejam ter mais rentabilidade e menos preocupações e trabalho com as suas propriedades e os seus alojamentos locais.
Comunicar com os hóspedes, garantir a limpeza entre cada reserva, receber e acompanhar hóspedes (que muitas vezes chegam tarde), arrendar durante a temporada de férias é certamente mais lucrativo (duas a três vezes a quantidade de um arrendamento standard de longa duração), mas também consome mais tempo!
A principal vantagem
A principal vantagem de um serviço de gestão profissional é que ele organiza todos os aspectos inerentes a esta atividade e muitas das vezes vai mais além do que a hospedagem.
Quando arrenda uma propriedade, por norma não está próximo da mesma ou até mesmo disponível, portanto a ideia "delegar" faz todo o sentido.
Quando este tipo de serviço, de gestão não era muito conhecido ou comum, grande parte dos proprietários optavam por gerir eles mesmos (com mais ou menos sucesso) adaptando a sua operação muitas vezes com a ajuda de um porteiro, de um funcionário de limpeza, de um amigo ou vizinho.
Atualmente, a muitos clientes que utilizam o serviço YourHost, fazem-no porque querem arrendar o seu apartamento durante a temporada de férias, mas não têm vontade ou tempo para tudo o que implica esta gestão e desejam proporcionar uma experiência diferenciada ao hóspede.
Outro aspeto relevante
O outro aspecto do nosso trabalho, que é frequentemente esquecido, porque muitas vezes é negligenciado pelos próprios serviços de gestão, é acrescentar valor a uma propriedade. Na YourHost, estamos sempre à procura de colocar valores mais elevados nos anúncios e nos serviços e de lhes oferecer um serviço melhor, em vez de apenas nos focarmos em como gerir a logística do alojamento local.
Claro que o elemento essencial do nosso trabalho é a logística, mas nunca deve parar por aqui! É importante também criar valor, acrescentando:
- Fotografias profissionais: Para aumentar a visibilidade dos seus anúncios.
- Preços dinâmicos adaptados à procura sazonal: Um aumento entre 20% a 40% em pedidos de reservas.
- Anunciar tanto no Airbnb como no Booking.com: Conseguir um aumento entre 30% a 80% em pedidos de reserva.
Uma parte essencial do nosso trabalho é maximizar a receita proveniente de reservas nossos clientes, através de know-how ou habilidades técnicas que não se são capazes de implementar sozinhos, com o objetivo de obter um maior número de reservas, a preços mais elevados.
Quanto custa um Serviço de Gestão de Alojamento Local ?
Mediante o cálculo do seu rendimento, um serviço de gestão de Airbnb custa 25% do valor da diária. Para além deste custo, existem taxas fixas associadas a cada reserva, com o propósito de cobrir os custos operacionais, que são geralmente assumidas pelos hóspedes. No entanto, um bom serviço de gestão é aquele que retribui.
Imaginemos, por exemplo:
Uma reserva a 110 € por noite, em média, com uma taxa de ocupação de 70%. Entrega o seu apartamento a uma empresa de gestão de alojamento, que substitui as suas fotografias por umas profissionais de alta qualidade, melhora e coloca o seu anúncio em várias plataformas, e, portanto, consegue aumentar o preço por noite até 120 € e a taxa de ocupação para 80%. A sua receita aumentaria de 2.310 € para 2.880 € por mês, ou seja, 2.360 € tendo em conta a comissão pelo serviço de gestão, o que significa que ganha mais dinheiro sem precisar de se preocupar com toda a gestão e logística!
Quais são os principais fatores do setor de serviço de gestão em Portugal?
Procura turística, legislação e regulamentação, concorrência e sazonalidade são os principais fatores que influenciam o sector de serviço de gestão em Portugal.
- Procura Turística: Portugal, com as suas cidades carregadas de história, belas praias e cultura vibrante, é um destino turístico de destaque na Europa. O fluxo constante de turistas determina, em grande medida, a procura por alojamentos locais.
- Legislação e Regulamentação: Nos últimos anos, o governo português introduziu diversas leis e regulamentos para o alojamento local, incluindo licenças e registos obrigatórios, que impactam directamente a operação destes serviços.
- Concorrência: Com a crescente popularidade de arrendamento de curta duração, a concorrência entre anfitriões e empresas de gestão tem-se intensificado, influenciando os preços e os serviços oferecidos.
- Sazonalidade: Tal como em muitos destinos turísticos, Porto tem épocas altas e baixas. Por exemplo, o Algarve vê um aumento significativo de visitantes nos meses de Verão, enquanto o Porto é popular ao longo do ano.
Gira a sua propriedade com a YourHost
A YourHost é uma empresa 100% Portuguesa que estratégicamente se diferenciou pela qualidade do serviço e do atendimento. Proporciona uma experiência de maior proximidade e de transparência do proprietário e do hóspede. Agrega valor à sua propriedade pela diferenciação do serviço que presta ao hóspede quer pelo conjunto de amenities, inovação e tecnologia e o atendimento profissional.