O que evitar no seu Alojamento Local
Como evitar eventuais erros na Gestão do seu Alojamento Local? Existem alguns erros comuns que são fáceis de fazer, e que podem resultar num desencadear tipo de consequências negativas – desde o seu anúncio não aparecer no topo das pesquisas, até – em casos mais sérios – o fim do seu negócio no Airbnb.
Para ajudá-lo a navegar nas águas turbulentas do do alojamento local, reunimos esta lista de erros a evitar:
Qualidade fotográfica
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Muitas vezes a ansiedade de colocar os seus negócios online o mais rapidamente possível, cometem o erro de tirar fotografias com os seus smartphones para o seu anúncio. Não podemos deixar de reforçar a importância de ter fotografias de qualidade para poder 'atrair a visibilidade' da sua propriedade.
Má iluminação ou ângulos pouco favorecedores podem ser muito penalizadores. Há que ter atenção a tudo o que a câmara irá captar. Capte o essencial e evite por exemplo: produtos de limpeza, lixo, ou uma toalha pendurada sobre uma porta.
Subvalorizar o seu apartamento
Nos últimos anos a oferta de arrendamento de curta duração tem vindo a crescer num efeito tsunami.
O mercado tornou-se muito competitivo e a oferta diversificada. É essencial que tenhamos uma clara descrição da sua propriedade. Muitas vezes o excesso de colorir a descrição resulta em muitas reservas no início, mas, a longo prazo, é bem possível que receba bastantes críticas e cancelamentos.
Para gerir as expectativas dos hóspedes, é importante ser honesto na sua oferta – o que não significa que não possa ser criativo e inspirador na descrição do seu anúncio.
Certifique-se de que toda a informação que coloca sobre a propriedade e redondezas é verdadeira.
Gestão de preços
Fazer uma analise detalhada da oferta é um trabalho árduo. Fatores como a localização, tipologia, sazonalidade, concorrência e campanhas são alguns pontos que devemos ter especial atenção.
Tenha em consideração os feriados públicos e religiosos, festividades locais e jogos de futebol. Mude os seus preços seus preços ao longo do ano e mantenha os seus concorrentes debaixo de olho.
Ser muito impessoal ou demasiado pessoal
A maioria dos hospedes pretende ter uma experiência pessoal, intimista e autêntica num novo destino. Valorizam conhecer o proprietário, os seus hábitos e costumes e sentir a sua paixão pela sua cidade natal.
No entanto devemos gerir a impessoalidade e o excesso dela. O hóspede está de férias, quer liberdade e descobrir. Como em qualquer situação, esta uma questão de analisar caso a caso, o que é que os hóspedes esperam do nós.
Comunicar de forma confusa com os hóspedes
Certifique-se que usa canais de comunicação simples e rápidos "Just in time". De que responde em tempo útil aos hóspedes de forma clara e objetiva. Evite demora e respostas confusas. Pois hóspedes infelizes inevitavelmente deixam críticas negativas.
Sobre o seu espaço
Apenas 10% dos turistas procuram experiencias temáticas. Lembre-se de que os gostos diferem, por isso um espaço neutro, prático, sofisticado e elegante garantidamente atraem mais hospedes.
Keep Calm
Ao longo dos anos em conversa com outros anfitriões ouvimos coisas que não lembram a ninguém. Muitas vezes temos que engolir o nosso orgulho e pedir desculpa, ser simpático e profissional, mesmo quando sabe que o hóspede não tem razão. Na maioria das vezes, as situações podem ser resolvidas de forma positiva para ambas as partes.
O importante é não deixar que as coisas escalem ao ponto do seu hóspede ficar excessivamente zangado ou desapontado.
Mantenha-se no topo
O seu negócio está a correr bem, tem reservas com antecedência, avaliações de cinco estrelas tudo está a funcionar 100%. Mas o seu trabalho não acaba aqui. Está provado que é mais difícil se manter no topo de que chegar lá.
Negligenciar o que nos custou a conquistar é um erro. Atenção agora é maior. É preciso estar atento ao mercado, à concorrência e a quaisquer mudanças que afetem o seu preço.
Mantenha o mesmo nível de dedicação e garanta o nível de serviço a que o destacou.